Principais torneios de poker online

Jogo de poker online

O poker é o jogo de cartas de maior sucesso de todos os tempos e para isso muito contribuíram a internet e os torneios de poker online. A possibilidade de ganhar dinheiro está ao alcance de um clique e isso atrai diariamente milhares de pessoas aos sites de poker online. Conheça quais são os principais torneios de poker online e saiba o porquê de serem um autêntico fenómeno mundial.

Na maioria dos sites de poker online, um jogador tem à sua disposição vários jogos, assim como vários torneios onde pode jogar e competir. Dos principais torneios de poker online, destacam-se os seguintes:

Torneios Sit and Go (SNG)

Atualmente, todas as salas de poker online apresentam torneios Sit-and-Go, dado que são os mais populares e os preferidos pela maioria dos jogadores.

Um torneio SNG normal dura em média 60 a 90 minutos e é composto por uma mesa de 9 a 10 jogadores, apesar de existirem mesas de seis, três e até dois jogadores (heads-up). Há ainda a possibilidade de participar em SNG multi-mesas, mas o tempo de espera e o jogo em si demoram muito mais.

O jogador paga uma taxa de entrada (varia de site para site) e aguarda que os restantes lugares sejam ocupados por outros jogadores. Quando todos os lugares se encontrarem preenchidos, pode dar-se início ao torneio. Nos sites com maior tráfego, as vagas de um torneio SNG são rapidamente preenchidas, o que faz com que exista um torneio destes a cada 5 minutos.

Torneios SNG Dobro ou Nada

Os torneios SNG Dobro ou Nada são um dos torneios de poker que mais têm crescido nos últimos tempos. O seu funcionamento é exatamente igual aos torneios SNG, no entanto, a forma de premiação é totalmente diferente. Todos os jogadores têm um buy in (pagamento de entrada) mínimo e os 5 primeiros classificados recebem o prémio a dobrar, ao passo que os últimos 5 saem com as “mãos a abanar”.

Torneios de Mesa Única

Os torneios de mesa única são conhecidos por oferecerem uma grande variedade de apostas e de prémios aos seus jogadores. São torneios jogados numa única mesa de poker e apresentam um máximo de dez jogadores. Os jogadores registam-se e o torneio começa assim que é atingido o número máximo de jogadores. Todos os jogadores partem com o mesmo número de fichas e quem fica nos primeiros lugares recebe o prémio. Ao vencedor cabe a maior fatia (50%), ao segundo lugar (30%) e ao terceiro lugar (20%).

Torneios Multi-Mesa (MTT)

Os torneios Multi-Mesa (MTT) são torneios concebidos para receber um grande número de jogadores em várias mesas distintas, à semelhança do que acontece nas maiores competições mundiais de poker, como o World Series of Poker (WSOP) ou European Poker Tour (EPT).

Existem várias mesas de jogo e cada uma delas apresenta um máximo de 10 jogadores. Todos os jogadores partem em igualdade de circunstâncias e com as mesmas fichas e quem perder as suas é imediatamente eliminado. À medida que os jogadores vão saindo, vão-se reagrupando os jogadores nas mesas de modo a estreitar a competição e a descobrir o vencedor dos vencedores.

Torneios Satélites

Os torneios satélites são os torneios de qualificação que são transmitidos ao vivo para todo o mundo. Estes torneios são conhecidos não por oferecerem prémios em dinheiro, mas entradas diretas em torneios de poker maiores, e aí sim, todos os jogadores têm a possibilidade de ganhar um ótimo prémio. O exemplo mais conhecido é o de Chris Moneymaker que, em 2003, depois de ter conquistado o seu lugar num Torneio Satélite, com um pagamento de entrada de 30 euros/68 reais, ganhou 1,95 milhões de euros/4,43 milhões de reais no Word Series of Poker!

De uma forma geral, os torneios satélites são uma espécie de pré-eliminatória de acesso aos torneios mais apetecíveis. O nível de habilidade é muito exigente e é superior aos de um jogo de poker comum, portanto, cada jogador adquire a oportunidade de jogar algumas mãos contra excelentes jogadores, além de aprimorar as suas estratégias de poker.

Torneios Freerolls

Os torneios Freerolls são torneios de poker em que os jogadores não têm de fazer qualquer tipo de pagamento de entrada. São competições com entrada gratuita e com prémios variáveis, ou dinheiro ou entradas grátis num outro torneio. O número de lugares vagos é sempre muito restrito e difícil de encontrar, uma vez que existem centenas de jogadores que estão constantemente à espreita de uma vaga e ocupam-nos à primeira possibilidade. Para os jogadores que não têm uma grande experiência de jogo e que não querem arriscar o seu dinheiro, estes torneios são uma ótima forma de treino para os grandes campeonatos. Existem três tipos básicos de freerolls:

1. Entrada direta

É um tipo de freeroll totalmente gratuito, sem pré-requisitos. Um jogador tem apenas de se inscrever no torneio dentro do período de registo. Estes torneios chegam a reunir mais de 1000 participantes!

2. Entrada por pontos

A entrada por pontos num torneio de freeroll baseia-se nos pontos que um jogador tem. Os pontos são ganhos à medida que se joga com dinheiro real em mesas fechadas ou torneios.

3. Entrada por pré-requisito

A entrada por pré-requisito num torneio de freeroll é uma modalidade que se tem tornado cada vez mais usual. O jogador consegue participar gratuitamente, desde que cumpra com um determinado pré-requisito específico, por exemplo, os jogadores que fizeram um depósito nas últimas 24 horas ou os jogadores que criaram uma conta recentemente.

Votação: