O jogo Minecraft

jogo Minecraft

O jogo Minecraft é um jogo eletrónico online de enorme sucesso que possibilita aos seus jogadores a construção de um mundo à sua imagem. Conheça o jogo Minecraft e os seus modos principais e aprenda um pouco mais acerca de um dos jogos 3D mais espetaculares do mercado.

O que é o Minecraft

O Minecraft é um jogo eletrónico com jogabilidade não-linear e independente que permite que cada jogador construa um mundo à sua vontade, sem regras e com total liberdade de movimentos. Os jogadores utilizam cubos 3D, chamados de blocos, para formar moradias, esculturas e diversas obras de arte na construção de um mundo 3D pessoal e individualizado.

Este é um jogo muito atrativo para todos os jogadores, uma vez que oferece a possibilidade de assumir uma personagem que consegue materializar tudo o que a imaginação possa criar. Para cada mundo criado, o jogo simula automaticamente um cenário distinto de onde podem ser extraídos vários recursos, como a madeira, terra, areia, pedra, água, entre outros que podem ser usados nas mais diversas construções.

A criação do Minecraft

O jogo Minecraft foi criado para rodar em Java e foi desenvolvido pelo programador sueco Markus “Notch” Persson que foi o fundador da empresa Mojang AB. O jogo surgiu por volta do dia 10 de Maio de 2009, sendo que a versão alpha foi lançada a 17 de maio de 2009 e a versão beta a 20 de dezembro de 2010. O suporte para iOS e Android foi lançado na MineCon de 2011 que decorreu no dia 18 de novembro de 2011, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Inicialmente, a versão do Minecraft para o Android foi exclusiva do Xperia Play, mas agora está disponível para todo o mercado Android. A versão para Xbox 360 com Kinect está em desenvolvimento pela 4J Studios. É de realçar que a jogabilidade do Minecraft foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.

A jogabilidade do Minecraft

A jogabilidade do Minecraft centra-se principalmente na criatividade e na construção de blocos 3D. O mundo de Minecraft é feito de diferentes tipos de cubos de areia, de terra ou de pedra e o jogador assume uma personagem que os pode partir e formar blocos para criar as suas próprias construções. O principal objetivo do jogo passa por sobreviver às mais diversas dificuldades e aos monstros (conhecidos como mobs agressivos) que vagueiam pela noite. Como tal, é necessário criar ferramentas para recolher todos os recursos. Por exemplo, é preciso criar uma picareta para facilitar a recolha da pedra e do ferro, uma pá para recolher a areia, terra e gravilha e um machado para recolher a madeira, entre outros utensílios.

Atualmente, existem três versões do jogo Minecraft: Survival, Creative e Classic.

A versão Survival

A versão Survival do Minecraft está em fase beta e encontra-se disponível apenas para quem pagou o jogo. O jogador tem a possibilidade de criar itens para conseguir sobreviver aos ataques de monstros e de vários outros perigos. Esta versão encontra-se focada na sobrevivência do jogador e está disponível nos modos Single-Player e Multi-Player.

Na versão Survival, existe um modo diurno e noturno, onde o jogador deve adquirir diversos recursos e ferramentas, como armas e alimentos para conseguir sobreviver. Durante o dia, o jogador pode caçar diversos animais (mobs pacíficos) para saciar a sua fome e para se proteger contra eventuais condições climatéricas adversas. Durante a noite, nos locais mais escuros, surgem os monstros, como as aranhas, zombies ou esqueletos, e os jogadores devem construir um abrigo para estarem bem protegidos.

O jogo também possui um sistema de inventário, o que limita o jogador em termos de quantidade de itens. O mapa é gerado pelo jogo e evolui à medida que o jogador o vai explorando. O jogador pode aventurar-se por entre mares e montanhas, pois a aplicação vai gerando mais cubos de conteúdos inesperados em redor dos locais que o jogador visita, podendo este chegar até ao inferno. As unidades de exploração são conhecidas como “Chunks” e ocupam, no mínimo, 50x50 blocos, do céu até ao “BedRock”.

A versão Creative

A versão Creative é totalmente diferente da versão Survival e destina-se apenas para as construções. Nesta versão, o jogador não sofre qualquer tipo de dano, não tem de saciar a fome e pode voar através do mundo que ele próprio criou. Neste modo criativo, os monstros podem aparecer, mas não prejudicam a performance dos jogadores. Uma das suas principais vantagens está relacionada com a possibilidade do jogador recolher itens de forma ilimitada.

A versão Classic

A versão Classic foi a primeira versão do Minecraft a ser lançada e possui apenas a jogabilidade básica, isto é, a construção e a destruição de blocos. Nesta versão, não existe a preocupação de lutar contra possíveis monstros hostis, cair na lama, ou caçar animais para sobreviver. O jogador recebe um stock ilimitado de blocos e pode partir qualquer coisa que lhe surja à frente.

A versão Classic está disponível de forma gratuita para todos os interessados, mas, tem o senão de não ser atualizada.

O sucesso de vendas do Minecraft

O Minecraft é um jogo eletrónico de grande sucesso que atrai milhares de jogadores em todo o mundo. Em setembro de 2010, depois do jogo ter ficado gratuito durante uma semana, o Minecraft vendeu mais de 25.000 cópias em apenas 24 horas. Posteriormente, a 12 de janeiro de 2011, depois do lançamento da versão beta, o jogo de construção de blocos atingiu um milhão de cópias vendidas, o que fez dele um estrondoso sucesso comercial, apesar da sua divulgação ser feita de boca a boca. No começo do mês de julho de 2011, o Minecraft passou a ser um fenómeno mundial, pois o número de jogadores registados ultrapassou a fasquia dos 10 milhões e as vendas do jogo superaram as 2,7 milhões de cópias vendidas.

O Minecraft é, sem dúvida, um dos jogos de pura diversão que surgiu como uma simples ferramenta de edição de mundos em blocos, mas que, aos poucos, foi ganhando novos recursos e ofereceu a possibilidade dos jogadores criarem os seus próprios mundos.

Votação: