Introdução ao mundo dos jogos online

O mundo dos jogos evoluiu bastante com a introdução da funcionalidade online. Tanto nas consolas como no computador, os videojogos assistiram a uma das fases mais impressionantes: a do Massive Multi-Player. Saiba tudo acerca dos jogos online, partilhe experiências com outros jogadores e, acima de tudo, divirta-se ao máximo em comunidade.

Diferentes tipos de jogos online

Atualmente, existem diferentes tipos de jogos online que se encontram à disposição de todos os jogadores, mas a forma de jogar que mais se destaca é a de vários players online. Dos vários tipos de jogos online que podem ser jogados, destacam-se os seguintes:

First Person Shooter

O First Person Shooter (FPS) é uma variedade de jogo muito popular que prende o jogador ao teclado. Trata-se de um tipo de jogo que é muito encontrado nas consolas, apesar do seu aparecimento ter sido no PC. Grandes nomes de jogos, como o Battlefield ou Counter-Strike (CS), fazem as delícias de muitos jogadores que se divertem ao assumir o papel de atiradores especiais com acesso a uma panóplia de armas e de veículos.

Browser Games

Os Browser Games (BG) começaram nos sites Miniclip, onde ainda se encontram vários mini-games. No entanto, evoluíram bastante até serem aquilo que são hoje, isto é, muito mais reais e completos, como os jogos OGame, Travian, Tribos e Ikariam.

As grandes empresas de jogos online como a Aeria Games ou a Gameforge, começaram a investir mais neste tipo de jogos, uma vez que eles são muito populares e fáceis de aceder.

Massive Multi-Player Online Role Playing Game

Os Massive Multi-Player Online Role Playing Game (MMORPG) ganharam futuro nesta indústria graças a nomes de plataformas como Final Fantasy, Dynasty Warriors e muitas outras. Tratam-se de jogos extraordinários que qualquer um pode baixar e criar uma personagem à sua medida. Nesta variedade de jogos, destacam-se o Perfect World, Metin2 e League os Legends.

A maior parte destes jogos são gratuitos, especialmente os Browser Games. No entanto, as empresas criaram um sistema específico com o intuito de ganharem dinheiro com os seus jogos, nomeadamente nos fatos, armas, veículos e outros extras que podem ser pagos através de uma conta PayPal. Assim, os seus jogos continuam a ser acessíveis a todos, porém, os que escolhem pagar por um determinado benefício ou vantagem adquirem um novo estatuto dentro do próprio jogo.

Muitos dos Browser Games são recomendados para os mais jovens para que estes trabalhem a componente estratégica da sua forma de jogar (como é o caso do OGame). Por outro lado, os MMORPG e FPS são mais apropriados para adolescentes, uma vez que exigem um grau de maturidade e de experiência maiores.

Onde encontrar jogos online

Há duas maneiras de procurar e de encontrar jogos online: através de listas de jogos ou nos sites de instituições de jogos. Atualmente, existem várias listas de jogos na web, mas uma das mais populares é a MMORPG.com. Neste site, além de encontrar uma lista extensa e atualizada de jogos, também terá acesso a fóruns temáticos para consultar o feedback de outros jogadores, a opiniões de especialistas e vídeos demonstrativos. Por outro lado, também poderá conhecer os diferentes géneros de cada jogo, assim como o nome de quem os desenvolveu.

Os principais criadores de jogos online

Na indústria dos jogos online, existem vários criadores bastante conhecidos, como por exemplo: Aeria Games, Play4Free, Gameforge e, recentemente, a Perfect World. Para jogar bons Browser Games, a Gameforge é uma ótima escolha. Se o jogador gostar mais de MMORPG, o melhor é escolher entre a Perfect  World ou a Aeria Games. Se o jogador preferir um jogo de turnos, a Play4Free tem alguns interessantes para o entreter e divertir.

Votação: