Como jogar Mah Jong

O Mah Jong é um jogo de inteligência que exige muita concentração, sabedoria e perspicácia. Saiba como jogar Mah Jong, realize as melhores combinações possíveis e seja o grande vencedor.

O que é o Mah Jong

O Mah Jong é um jogo de origem chinesa que é jogado por 4 jogadores e é um dos jogos mais divertidos e apreciados da atualidade. Trata-se de um jogo de cálculo, perícia e estratégia e a sua jogabilidade é muito parecida com a do dominó.

O jogo tem 144 peças e estas apresentam carateres e símbolos chineses específicos, que permitem a realização de várias combinações distintas. Porém, existem algumas variantes regionais que utilizam um número diferente de peças.

O objetivo principal do jogo é ser o primeiro a formar uma mão válida que preencha o requisito de pontuação mínima. O valor da mão é variável e é definido pela dificuldade das combinações que a compõe.

A origem do Mah Jong

O Mah Jong teve origem na China e foi jogado quase exclusivamente pelos chineses até o início do século XX. Este jogo ficou conhecido por ter uma beleza matemática única e a sua jogabilidade atraiu vários praticantes chineses. Em termos de popularidade, o Mah Jong tornou-se o jogo mais popular da China, chegando a ultrapassar o xadrez e as damas chinesas. A partir de 1920, o jogo começou a ganhar notoriedade internacional e assistiu-se à sua expansão mundial.

A palavra Mah Jong significa “o jogo dos pardais” e isso deve-se ao som que as suas peças fazem quando estão a ser baralhadas, um som muito parecido com o gorjear dos pardais.

Atualmente, é um dos jogos de paciência preferidos pela maioria das pessoas e possibilita momentos de entretenimento muito divertidos.

Como jogar Mah Jong

Para jogar Mah Jong corretamente é necessário compreender e interiorizar os seus conceitos principais. São eles:

As peças de Mah Jong

O Mah Jong é um jogo composto por 144 peças e em todas elas encontram-se vários carateres e símbolos chineses que permitem a realização de várias combinações. As peças que constituem um jogo de Mah Jong são:

  • 36 peças do naipe “Círculo”;
  • 36 peças do naipe “Bambu”;
  • 36 peças do naipe “Caractere”;
  • 16 peças de Vento “Leste”, “Sul”, “Oeste”, “Norte”;
  • 12 peças dos Três Dragões “Centro Vermelho”, “Obter Fortuna” e “Pedra Branca”;
  • 4 peças de flores “Ameixa”, “Orquídea”, “Crisântemo” e “Bambu”;
  • 4 peças de estações “Primavera”, “Verão”, “Outono” e “Inverno”.

É de realçar que existem quatro cópias de cada peça e as peças dos três naipes (Círculo, Bambu e Caractere) estão numeradas de forma análoga de 1 a 9. As flores e as estações dão pontos extras, no entanto, podem não ser utilizadas em algumas versões do jogo.

O sorteio dos jogadores

Assim que os jogadores se sentam é necessário que seja atribuído um vento a cada jogador, seguindo a ordem seguinte: Leste, Sul, Oeste e Norte. Os jogadores devem lançar dois dados comuns e aquele que tiver a pontuação mais alta será o vento leste e os outros jogadores, de acordo com a pontuação que tiverem (da mais alta para a mais baixa), seguem a ordem anterior. Ser o jogador do vento leste é importante na marcação dos pontos, já que esse jogador paga e recebe a dobrar dos outros jogadores e é ele que dá início ao jogo.

A distribuição das peças

O objetivo do jogo passa por efetuar combinações de peças de acordo com o número e desenho que consta na face de cada peça. Um jogador começa por receber 13 peças e, à medida que o jogo se vai desenrolando, deve formar várias combinações. Assim que chega a sua vez, o jogador utiliza a peça que está no tabuleiro de acordo com o jogo que está a realizar.

As combinações

O vencedor do jogo é o jogador que forma, em primeiro lugar, 4 combinações de três peças mais um par com a peça que ficar na mesa. Existem vários tipos de combinações e das mais importantes, destacam-se as 4 seguintes:

  • Chi ou Chow: Sequência de 3 peças do mesmo naipe. Por exemplo, a junção do 7, 8 e 9 do naipe “Bambu”.
  • Pong ou Pung: Um trio formado por três peças iguais, podendo ser de um dos naipes, vento ou elemento. Por exemplo, o juntar de 3 peças de 9 “Bambu”.
  • Kang ou Kong: Quando são reunidas 4 peças iguais, podendo ser de qualquer naipe ou elemento. Por exemplo, quando um determinado jogo apresenta 4 vezes a “Pedra Branca”.
  • Par: Um par é uma sequência de duas peças iguais.

As fichas de contagem

Por tradição, o jogo de Mah Jong tem fichas de contagem próprias. São pequenos retângulos com círculos pintados e cada um tem um valor específico. Os círculos que se encontram pintados nos retângulos apresentam os seguintes valores:

  • Cinco círculos vermelhos: 500 pontos
  • Um círculo vermelho: 100 pontos
  • Dez círculos pretos: 10 pontos
  • Dois círculos pretos: 2 pontos

É de realçar que no início de cada jogo, cada jogador recebe 2 peças de 500 pontos, 9 peças de 100 pontos, 8 peças de 10 pontos e 10 peças de 2 pontos, perfazendo um total de 2000 pontos para cada jogador. No final de cada partida, todos os pagamentos são efetuados em fichas de contagem. O vencedor é aquele que consegue reunir mais fichas de contagem.

A pontuação

Quando um jogador vence, isto é, quando forma 4 combinações de três peças mais um par com a peça que ficar na mesa, deve contabilizar os pontos das suas jogadas e o valor resultante será pago pelos outros 3 jogadores. Nesse sentido, é necessário conhecer quantos pontos vale cada combinação. O sistema de pontos das combinações mais importantes é caracterizado da forma seguinte:

  • Um Chi ou Chow não vale qualquer ponto;
  • Um Pong ou Pung de 2 até ao 8 de qualquer naipe corresponde a 2 pontos;
  • Um Pong ou Pung de 1 e 9, ventos e dragões vale 4 pontos;
  • Um Kang ou Kong de 2 até ao 8 de qualquer naipe equivale a 8 pontos;
  • Um Kang ou Kong de 1 e 9, ventos e dragões vale 16 pontos;
  • Um par de dragão, de vento ou da rodada garante 2 pontos;
  • Cada vencedor ganha automaticamente 20 pontos;
  • Não ter pontos na mão vale 10 pontos;
  • Cada estação e/ou flor assegura 4 pontos;
  • O jogador do vento leste é obrigado a receber e a pagar a dobrar.

O Mah Jong é, sem dúvida, um jogo de inteligência muito viciante e a sua prática pode demorar anos a dominar, pois existem sempre coisas novas que os jogadores aprendem e aperfeiçoam.

Votação: