10 jogos clássicos para um serão bem passado

Monopoly

Os serões podem já não ser o que eram aqui há uns anos atrás, mas continuam a fazer parte da vida de muitas famílias. Conheça 10 jogos clássicos para um serão bem passado e tenha uma noite de diversão como há muito não tinha.

1. Xadrez

Embora seja um jogo que não incentiva grandes conversas nem explosões de alegria, o Xadrez é um dos jogos que mais adeptos tem por todo o mundo. Um serão bem passado em volta de um tabuleiro de xadrez pode transformar a noite numa experiência bem interessante e divertida. Podem organizar-se campeonatos muito interessantes em família ou entre amigos e o serão ganhará certamente mais vida.

2. Loto

O jogo do Loto já é um antigo conhecido dos serões de muitas pessoas. Jogado por vários participantes torna-se ainda mais divertido, e estão garantidos momentos bem animados enquanto os números vão saindo e as pessoas vão enchendo os respetivos cartões. O Loto ou o Bingo caseiro, jogos muito semelhantes, podem ou não ser jogados tendo em vista um prémio que vai desde rebuçados a chocolates, ou a qualquer outra coisa que a imaginação possa ditar. Um bom animador de Loto é capaz de incutir muita alegria ao jogo e de transformar o serão numa altura de partilha de felicidade.

3. Monopólio

Quem é que nunca jogou Monopólio? Desde crianças a adultos quase ninguém fica indiferente a este jogo de tabuleiro que vem encantando diversas gerações. O jogo do Monopólio pode durar uma noite inteira sem chegar ao fim, e são imensas as possibilidades de diversão que acarreta. Não existe limite para o número de participantes, e quanto mais as pessoas envolvidas maior será o contentamento e a grandeza deste jogo.

4. Cartas

Jogar às cartas é muito mais do que apenas diversão. O baralho de cartas é por si só um ícone dos jogos. São muitas as possibilidades de jogos que se podem fazer empregando as vulgares cartas, e desde que se conheçam e respeitem as regras a satisfação está garantida. Jogar à sueca, bisca, o burro, entre outros, faz parte da tradição secular de muitas famílias. Até um bocadinho de batota q.b. é bem-vinda para apimentar o serão e deixar todos ainda mais divertidos.

5. Damas

Para quem não se der muito bem com as exigências do Xadrez, as Damas são uma alternativa sempre muito apetecível. Mais simples de jogar, com regras muito mais fáceis de perceber e envolvendo maior barulho e animação do que o Xadrez, este jogo é uma mais-valia em qualquer serão. Muito jogado em tascas, jardins e associações, o jogo de Damas faz parte do imaginário de muitas pessoas que passaram já horas de grande animação em frente a um destes tabuleiros.

6. Dominó

O Dominó envolve perspicácia, paciência e capacidade de raciocínio. Constitui uma excelente forma de passar o serão e é um dos jogos clássicos que quase todas as pessoas gostam de jogar. Não é complicado de perceber e envolve atenção e destreza de pensamento. Dentro do Dominó existem outras variantes que podem dificultar um pouco mais o jogo, mas que acrescentam maior interesse e proporcionam um desafio mais atraente.

7. Dados

Jogar aos Dados é uma forma garantida de passar um serão muito animado. Todas as pessoas sabem lançar dados e há quem afirme até ter desenvolvido técnicas e estratégias para conseguir lançamentos mais afortunados. A verdade é que os dados constituem uma das mais clássicas formas de passar o tempo e unem crianças, jovens e idosos num espírito de festa que pode durar noite dentro.

8. Batalha Naval

Bastam duas folhas de papel, duas canetas e muita imaginação para espalhar os navios de forma quase impercetível pelo oceano e aqui está um dos jogos mais clássicos de sempre. Jogada desde os bancos da escola a Batalha naval pede destreza mental, sagacidade e treina o raciocínio lógico dos jogadores. O serão vai ser divertido e cheio de alegria durante todo o tempo em que a frota de navios não estivar ainda afundada. Podem participar dois jogadores de cada vez, fazendo correr a vez a todos os intervenientes no serão.

9. Mikado

Mikado ou o jogo das palhinhas, como é vulgarmente chamado. O Mikado é divertido, requer destreza manual e paciência. Joga-se em cima de uma mesa lisa e é necessário que ninguém abane, sopre ou interfira com a disposição das diferentes palhinhas sobre a mesa. O que se pretende é retirar as palhinhas, uma a uma, sem que as restantes abanem sequer. Basta um pequeno deslize e está o jogo perdido. Depois há que contar as palhinhas por pontos, cada cor valendo pontuação diferente. Os serões passados em torno do Mikado são muito engraçados e como é um jogo onde se perde rapidamente, o compasso de espera entre jogadores nunca se prolonga.

10. Jogo da Glória

Este antiquíssimo jogo engloba de uma só vez o tabuleiro e os dados. No Jogo da Glória tem de se percorrer um complicado caminho no tabuleiro até se alcançar a tão almejada Glória. A cada jogada tem de se lançar previamente os dados e obedecer escrupulosamente ao que o número de pontos ditar. Existem surpresas em quase todas as casas e a sua passagem implica quase sempre consequências para o andamento do jogo. É um dos jogos mais divertidos e mais jogados de todo o sempre e é uma maravilhosa forma para passar um bom serão.

Os jogos clássicos são receitas garantidas para animar os serões. Jogar durante a noite entre conversas, brincadeiras e muitas gargalhadas pode ser a melhor forma de terminar um dia e preparar outro. De espírito descontraído e divertido dorme-se muito melhor, e encara-se de forma bem mais positiva o novo dia que está para chegar.

Votação: